A Sociedade do Espectáculo de Guy Debord e o filme Matrix dos irmãos Wachowski ​





Fronteiras entre o real e a ficção



À medida que a necessidade se encontra socialmente sonhada, o sonho torna-se necessário. O espectáculo é o mau sonho da sociedade moderna acorrentada, que ao fim ao cabo não exprime senão o seu desejo de dormir. O espectáculo é o guardião deste sono.” Guy Debord

A concepção de uma ideia aproximada do que poderá ser a Realidade é – ao ritmo da disseminação de informação, da contaminação dos Media e da consciência da subjectividade de tudo o que existe (ou, de encontro ao argumento do filme Matrix, do que acreditamos que existe) – a possibilidade de uma descoberta que todos os dias se apresenta distante e inacessível, contudo, chegando ao limite não teremos outra solução senão vê-lo.




Verdade e Ilusão, a dualidade do Real



É evidente que o distanciamento entre o que a nossa mente (percepção) e corpo (sentidos) nos permite entender/ver/sentir e o Real é um muro intransponível, contando com a nossa humilde condição de animais pensantes (em permanente dependência dos cinco sentidos na percepção do mundo e de muitos mais factores circunstanciais no que toca à interpretação do que temos como sendo real).

Viral, a disseminação de informação nesta nossa Era implica claramente uma maior responsabilidade e exige um novo e cada vez mais apurado sentido crítico em relação a tudo o que invade o nosso quotidiano. A noção do que é real hoje participa portanto do que Guy Debord define como espectáculo, uma ilusão construída socialmente que é, em si mesma, a própria sociedade.

De forma a consubstanciar a imagem que os indivíduos têm de si, do grupo em que estão socialmente inseridos e desse mesmo grupo, esta ilusão funciona como uma linha-guia social que, para além de oferecer essa falsa ideia própria de identidade (pessoal e social) ao indivíduo, condiciona também o seu comportamento, manipulando e distorcendo convenientemente a nossa visão do mundo de forma a criar um grupo que alimente o sistema capitalista do qual hoje participamos. Com metas de consumo (não só de bens, mas também de imagens, informação, etc), este sistema auto-alimenta-se (é, claramente, um sistema autofágico - de uma autofagia cada vez mais evidente na economia e manifesto, por exemplo, na enorme crise económica que se vive hoje). A origem deste sistema está na supressão generalizada das necessidades básicas, com ela o desejo passa a ser o motivo de satisfação principal. É deste modo que o consumismo assume o papel central que hoje detém, e que as máquinas políticas conseguem manipular a vontade da população.


Podemos encontrar, nesta falsa consciência generalizada de que Guy Debord trata, um dos motores de toda a ideologia presente na criação do filme Matrix, em que os irmãos Andy e Lana Wachowski nos apresentam o Real como sendo apenas uma projecção criada por um organizado e forte sistema maquinal que visa o controlo total sobre os seres humanos, fazendo deles a grande fonte de energia do mesmo (ideia em que está, mais uma vez e claramente presente, o conceito de autofagia).

A palavra Matrix tem origem latina, é uma derivação de mater, tem a significação de mãe e útero. Na linguagem técnica matriz consiste num circuito de codificadores e descodificadores das cores primárias e dos sons usado na televisão, na informática é uma rede de guias. Todos estes significados estão presentes no filme; a vida real dos seres humanos é apenas uterina e a vida que os mesmos acreditam que vivem é criada por um circuito de codificadores e descodificadores, semelhante ao da televisão. Para o sistema dominante os seres humanos funcionam como pilhas, baterias que alimentam o funcionamento das máquinas – e não será precisamente isto que está a acontecer no nosso sistema governamental, político e social? Isentos de uma consciência própria, vivem uma vida ficcional programada enquanto os seus corpos são plantados e multiplicados em fileiras organizadas. Centenas de úteros, ninguém se toca, ninguém se conhece, ninguém vê ou ouve ou é sequer verdadeiramente consciente da sua própria existência. Contudo, existe uma única cidade, onde têm origem os últimos seres humanos conscientes e para onde vão os que foram por eles “acordados” e desligados da Matrix. Esta é uma espécie de tribo onde toda a comunidade trabalha contra o sistema maquinal vigente com vista à salvação da espécie humana e ao retorno de uma sociedade consciente e livre. É neste contexto que a trama se adensa e se inicia para o espectador com o despertar de um personagem, Neo. Morpheus (Deus do sonho) acorda Neo e nele deposita toda a esperança da salvação, Neo é portanto a imagem de esperança. Encaminhado nesse despertar de consciência, Neo simboliza a possibilidade de salvação de todos os que, como ele, estiveram ligados à Matrix, a possibilidade do despertar, quase como uma corajosa saída da Caverna de Platão.


Durante o filme, acompanhamos esse progressivo despertar de Neo, que culmina na tomada de uma nova consciência que reconstrói o seu olhar sobre o Real. A força de Neo tem origem na consciência de que nada, dentro da Matrix, existe verdadeiramente, podendo portanto ser alterado e manipulado (inclusivamente os programas de defesa que lutam contra os seres humanos despertos). A ideia fulcral é assim o poder da tomada de consciência, que uma vez feita, permite a alteração das normas impostas. Esta noção de consciência dos mecanismos ilusórios do sistema vai de encontro ao cerne da teoria de Guy Debord, acompanhada de uma ideia de esperança na possibilidade de uma mudança social feita através da consciencialização (despertar) e conducente à salvação da humanidade. Em Matrix, o Homem pode tornar-se Deus (conhecedor da sua própria matéria e da ilusão do real instituído o Homem ganha no filme capacidades como voar, regenerar-se, ver através da matéria e alterar a sua forma), o poder paternal atribuído a Deus é aqui transferido para o Homem na sua nova tomada de consciência, a fé deixa de ser cega para dar lugar à percepção e entendimento da própria existência e do poder de cada um, individualmente e em sociedade. Talvez Morpheus, sendo o Deus do sonho, simbolize na trama a única possibilidade de alcance da realidade. Metaforicamente, os autores conduzem-nos à ideia de que só através do sonho e da ilusão nos poderíamos libertar da nossa ideia pré-concebida, irreal e incutida de realidade, de forma a desconstrui-la abrindo espaço para as inúmeras possibilidades do que seria então o Real e, por consequência, do que poderia ser uma nova organização social em que todos fossem plenamente conhecedores da sua própria importância e poder tanto a nível individual como colectivo. Existe também outra personagem de uma importância fulcral no que toca ao paralelismo aqui criado entre as ideias de Guy Debord e o filme, o Arquitecto. Detentor de um simbolismo não tão facilmente decifrável pode ser visto como um falso Deus ou a projecção do ego de Neo. A certa altura Neo afirma que não será novamente reconstruído pelo Arquitecto. Dado que é o ego que alimenta o impulso do consumo e a vontade desenfreada de exibição dos bens de toda a espécie que vamos adquirindo ou desejando adquirir, podemos ver nisto uma metáfora. Conhecedor da manipulação a que está sujeito, liberto da vontade incutida e com propósitos maiores o Homem deixaria então de se preocupar tanto em alimentar o próprio ego dentro do que o sistema alimenta para passar então a uma realidade livre desse desejo desenfreado, cego e egoísta. Esta ideia está também presente no início do filme, quando Neo assume que deseja o seu despertar e é confrontado com um espelho em que vê a sua imagem deformar-se e do qual se contamina, tornando-se também ele da mesma matéria do espelho (encontro também um paralelismo aqui, dentro da dualidade verdade/ilusão, quando Guy Debord afirma que “o espectáculo que inverte o real é produzido de forma a que a realidade vivida acabe materialmente invadida pela contemplação do espectáculo (…). A realidade objectiva está presente nos dois lados. O alvo é passar para o lado oposto: a realidade surge no espectáculo, e o espectáculo no real.” A identidade é também posta em causa, os personagens dividem-se e subdividem-se numa alusão às identidades fragmentadas, construídas e desconstruídas.


A preocupação de Guy Debord em relação à impossibilidade de o Homem moderno se encontrar a si mesmo no que é a sua plena existência dentro num mundo de mercadorias e à redução da vida humana ao valor e à economia, está presente também nas metáforas criadas no filme em relação à realidade de domínio do sistema maquinal e na imagem de ser humano vegetal e não-consciente da sua verdadeira condição existencial, muito menos da sua não-inserção em sociedade – cada um vive de si para si, isolado, inconsciente e ligado a um sistema que tudo pode e controla.

Em Matrix, assistimos a uma verdade que dói, dói fisicamente, que quando tomada provoca uma série de reacções físicas nunca antes experimentadas. Tal como na Caverna de Platão, Neo, encarando pela primeira vez a luz, não consegue ver nada. O seu corpo e capacidade de consciência nunca haviam sido antes usados na sua plenitude.

E quando, na possibilidade forte da sua concretização essa tomada de consciência for generalizada, vivida? Estarão as pessoas já prontas para serem desligadas da nossa Matrix? Será o prisioneiro da Caverna de Platão capaz de ver uma outra realidade sob a luz? Quando é que se entenderá que o preço a pagar pela cegueira é muito mais alto do que o que pagaríamos pela nossa liberdade?

Sónia Godinho, 2014





Guy Debord’s Society of the Spectacle and the Matrix movie of the Wachowski brothers





Frontiers between Reality and Fiction



"As the need finds itself socially dreamed, the dream becomes necessary. The spectacle is the bad dream of the chained modern society, which at the end expresses only its desire to sleep. The spectacle is the guardian of this sleep. " Guy Debord

The conception of an approximate idea of ​​what reality may be, is - to the rhythm of the dissemination of information, the contamination of the Media, and the awareness of the subjectivity of everything that exists (or, of what we believe exists) - the possibility of a discovery that every day is distant and inaccessible, however, reaching the limit we will have no other choice but to see it.



Truth and Illusion, the duality of the Real


It is evident that the distance between what our mind (perception) and body (senses) allows us to understand / see / feel and the reality is an impassable wall, relying on our humble condition of thinking animals (in permanent dependence on the five senses in the perception of the world and many more circumstantial factors in interpreting what we have as being real).

Viral, the dissemination of information in our Age clearly implies a greater responsibility and demands a new and more accurate critical sense in relation to everything that invades our daily life. The notion of what is real today is therefore part of what Guy Debord defines as a spectacle, a socially constructed illusion that is society itself.

In order to substantiate the image that individuals have of themselves, of themselves inside the group in which they are socially inserted and of that same group, this illusion functions as a social guiding line that, besides offering this false idea of ​​identity (personal and social) to the individual also conditions their behavior, properly manipulating and distorting our view of the world in order to create a group that nourishes the capitalist system of which we participate today. With consumption goals (not only of goods, but also of images, information, etc.), this system is self-feeding (it is clearly an autophagic system - an autophagy increasingly evident in the economy and manifest, for example , in the enormous economic crisis that we live today). The origin of this system is in the general suppression of basic needs, with which the desire becomes the main satisfaction. It is in this way that consumerism assumes the central role it holds today, and that political machines manage to manipulate the will of the population.


We can find in this false generalized awareness that Guy Debord deals with, one of the engines of all the ideology present in the creation of the Matrix movie, in which brothers Andy and Lana Wachowski present us the Real as only a projection created by an organized and strong a mechanical system that aims at total control over human beings, making them the great source of energy of the same (idea in which is once again and clearly present the concept of autophagy).


The word Matrix has Latin origin, is a derivation of mater, has the meaning of mother and uterus. In the technical language matrix is ​​a circuit of encoders and decoders of primary colors and sounds used in television, in computer science is a network of guides. All these meanings are present in the film; the real life of human beings is only uterine and the life they believe they live is created by a circuit of coders and decoders, similar to television. For the dominant system, humans function like batteries, batteries that feed the machines - and is not this what is happening in our governmental, political and social systems? Without self-consciousness, they live a programmed fictional life while their bodies are planted and multiplied in organized fields. Hundreds of wombs, no one touches the other, no one knows himself, no one sees or hears or is even truly aware of his own existence. However, there is only one city, where the last conscious human beings stand and where they take who have been "awakened" and disconnected from the Matrix. This is a kind of tribe where the whole community works against the current machine system for the salvation of the human species and the return of a conscious and free society. It is in this context that the plot thickens and begins for the spectator with the awakening of a character, Neo. Morpheus (God of the dream) awakens Neo and sees in him all the hope of salvation, Neo is therefore the image of hope. Forwarded in this awakening of consciousness, Neo symbolizes the possibility of salvation for all who, like him, were connected to the Matrix, the possibility of awakening, almost like a courageous departure from Plato's Cave.

During the film, we follow this progressive awakening of Neo, which culminates in the taking of a new consciousness that reconstructs his gaze on the Real. Neo's strength stems from the awareness that nothing within the Matrix truly exists and can therefore be altered and manipulated (including defense programs that fight against awakened humans). The central idea is thus the power of awareness, which, once made, allows the modification of the imposed norms. This notion of consciousness of the system’s illusory mechanisms runs counter to the core of Guy Debord's theory, accompanied by an idea of ​​hope in the possibility of a social change made through consciousness (awakening) and conducive to the salvation of mankind. In the Matrix, any person can become God (knowledgeable of his own matter and of the created illusion humankind gains capacities like flying, regenerating, seeing through matter and changing their form), the attributed paternal power to God is transferred to humankind in his new awareness, faith ceases to be blind to give way to the perception and understanding of one's own existence and power, individually and in society. Perhaps Morpheus, being the God of the dream, may symbolize in the plot the only possibility of reaching reality. Metaphorically, the authors lead us to the idea that it is only through dream and illusion that we can free ourselves from our preconceived, unreal and inbuilt idea of ​​reality, in order to deconstruct it by opening up space for the innumerable possibilities of what would then be the Real, and therefore of what could be a new social organization in which all were fully cognizant of their own importance and power both individually and collectively. There is also another character of paramount importance as regards the parallelism created here between the ideas of Guy Debord and the film, the Architect. A holder of a not so easily decipherable symbolism can be seen as a false God or the projection of Neo's ego. At some point Neo states that it will not be rebuilt again by the Architect. Since it is the ego that fuels the impulse of consumption and the unbridled willingness to exhibit the goods of all kinds that we are acquiring or desiring to acquire, we can see in it a metaphor. Knowing the manipulation to which he is subject, freed from the will inculcated and with greater purposes, Man would then cease to worry so much about feeding his own ego into what the system feeds to assume a reality free of this unbridled, blind and selfish desire. This idea is also present at the beginning of the film, when Neo assumes that he wants his awakening and is confronted with a mirror in which he sees his image deform and from which it becomes contaminated, becoming also the same matter of the mirror ( I also find a parallel here, within the duality of truth / illusion, when Guy Debord states that "the spectacle that inverts the real is produced in such a way that the reality lived is materially invaded by the contemplation of the spectacle ... Objective reality is presente, the identity is also called into question, the characters are divided and subdivided into an allusion to fragmented, constructed identities. and deconstructed.

Guy Debord's concern about the impossibility for modern man to find himself in what is his full existence in a world of commodities and the reduction of human life to value and economy, this is also present in the metaphors created in the film in relation to the reality of the domination of the mechanical system and the image of being human and non-conscious of its true existential condition, much less its non-insertion into society - each one lives from itself to itself, isolated, unconscious and linked to a system that can and does control everything.

In Matrix, we witness a truth that hurts, it hurts physically, that when taken takes a series of physical reactions never before experienced. Just as in Plato's Cave, Neo, facing the light for the first time, can not see anything. His body and capacity for consciousness had never before been used in its fullness.

And when, in the strong possibility of its realization, this awareness is widespread, lived? Are people ready to be disconnected from our Matrix? Will the prisoner of Plato's Cave be able to see another reality in the light? When will it be understood that the price to pay for blindness is much higher than what we would pay for our freedom?